O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Sejucel disponibiliza minutas da segunda edição dos editais da Lei Aldir Blanc para consulta pública

Publicado Afotorm - 26/08/2021

CULTURA

Foto: Daiane Mendonça

rolim-de-moura

Os editais irão contemplar projetos artísticos e culturais, oferecidos de forma virtual

O Governo de Rondônia, por meio da coordenadoria de Cultura (Codec) da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), vai disponibilizar sete minutas de editais elaboradas pela Comissão Especial de Editais, para consulta pública. O intuito é atender é cumprir as normas federais, Lei nº 14.017 de 29 de junho de 2020 e Lei nº 14.150 de 12 de maio de 2021, relativas à prorrogação do auxílio emergencial a trabalhadores da cultura e para prorrogar o prazo de utilização de recursos pelos Estados e municípios.

Os editais vão contemplar projetos artísticos e culturais oferecidos de forma virtual. O certame será dividido em sete editais, atendendo a aplicação do inciso III da Lei Aldir Blanc, que prevê a aplicação da verba federal nos Estados, por meio de Editais de Premiações e Editais de Chamadas Públicas, destinadas a projetos independentes de artistas e grupos artísticos atuantes no Estado de Rondônia.

A Lei Aldir Blanc tem como objetivo dar apoio a profissionais da cultura que foram afetados durante a pandemia da covid-19. A Sejucel é responsável para aplicação da verba por meio de editais, chamadas públicas, espaços iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais, atividades artísticas e culturais, transmitidas pela internet.

Para enviar sugestões ou dúvidas com relação às minutas, a população deve encaminhar um e-mail, identificando o assunto da correspondência, o número e nome do edital a que se refere as considerações. No corpo do texto, o solicitante deverá fazer suas contribuições, identificando o item ou o eixo.

O prazo final para o envio de sugestões é até às 13h30 (horário de Rondônia) de segunda-feira (23). Após esse prazo, todos os e-mails serão desconsiderados.

O superintendente da Sejucel, Jobson Bandeira, enfatizou que, após a determinação do governador Marcos Rocha, foi feita a revitalização dos editais para a realização da consulta pública. "Temos mais de R$ 10 milhões para a execução em projetos, juntamente com o edital da 2ª edição do Maestro Alkbal, mas para isso, é preciso haver propostas e as minutas são justamente para que a população entenda as ações".

Carmélia Cardoso, coordenadora de cultura da Sejucel, diz que o objetivo da consulta pública e que haja respostas por parte da sociedade com sugestões e o que pode ser alterado nas minutas. "Neste ano, pretendemos fazer a mesma coisa como foi feito na primeira edição, pois em breve, os editais serão publicados e as minutas estão em análise por parte da procuradoria setorial".

As minutas serão disponibilizadas no portal da Sejucel.


Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia