O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Arqueólogos descobrem tesouro medieval enterrado há oito séculos

Publicado Afotorm - 16/11/2017

Mais de 2 mil moedas e um anel estavam em um famoso mosteiro francês


rolim-de-moura

A imagem mostra parte das moedas de ouro enocntradas enterradas no mosteiro medieval de Cluny, na França - ALEXIS GRATTIER / AFP

rolim-de-moura

As mais de 2 mil moedas desenterradas pelos arqueólogos.

VINCENT BORREL / AFP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARIS — Arqueólogos franceses descobriram um tesouro medieval na área de um famoso mosteiro na área central da França que permaneceu ali por mais de oito séculos. A rara descoberta, que inclui mais de 2 mil moedas medievais e miríades de ouro, foi desenterrada em setembro, mas anunciada apenas nesta terça-feira pela equipe da Universidade de Lion.
O tesouro também contém 21 moedas islâmicas medievais (dinar) originais do século XII da Espanha e do Marrocos, além de um anel de ouro.
A equipe conduzia uma escavação de rotina quando encontrou o tesouro no mosteiro de Cluny, um dos maiores do período medieval da Europa Ocidental.
A adesão se dá por meio da assinatura de um acordo de cooperação A pesquisadora Anne Baud afirmou que a descoberta, considerada "excepcional", permanece como um mistério. Ainda não se sabe por qual motivo o tesouro estava escondido ali, e porque seu dono nunca voltou para buscá-lo.

 

 


Fonte: O Globo