O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rondônia: Choveu acima da média nos últimos três meses em RO, diz Sipam

Publicado Afotorm - 07/02/2014

Média de janeiro é 279 milímetros. Choveu 411 milímetros em Porto Velho.
Para fevereiro há previsão de chuvas acima de 260 milímetros.

Foto: Assessoria.

"Para fevereiro há previsão de chuvas acima de 260 milímetros, média do mês..."

O índice de chuvas deve continuar acima da média em Rondônia, de acordo com a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que monitoria diariamente os índices pluviométricos para o estado. Desde novembro de 2013, tem chovido acima da média em Porto Velho. No entanto, as chuvas na capital, pouco influenciam o nível do Rio Madeira, conforme explica o meteorologista Marcelo Gama. Para fevereiro há previsão de chuvas acima de 260 milímetros, média do mês.
"Porto Velho tem registrado muita chuva, porém não há chuvas com grandes volumes. Está ocorrendo mais dias de chuva na cidade", explica Marcelo, que segundo ele, o Sipam consegue prever se haverá chuva, sol ou tempo nublado com até 72 horas de antecedência.
O período chuvoso no estado compreende de outubro a abril. Em termos comparativos, a capital registrou em janeiro deste ano 411 milímetros de chuvas, quando a média para o mês é de 279 milímetros. Em 2013, janeiro registrou 476 milímetros de chuva. Dezembro foi o mês que mais choveu neste período. Foram 420 milímetros em 2013, contra 529 em 2012. A média do mês fica em 279 milímetros. Já novembro, que tem média de 184 milímetros, registrou 351 em 2013 contra 321 em 2012. Segundo o meterologista do Sipam, até o momento tem chovido menos do que o ano anterior.

Em relação ao nível do Rio Madeira que alcançou a cota de 15,98 metros na terça-feira (4), Marcelo explica que as chuvas que ocorrem nas bacias que localizam-se no sul do Peru e na Bolívia tem sido intensas e por conta disso o rio tem subido acima da média histórica. "Desde outubro do ano passado que o Madeira vem subindo. Houve períodos que baixou, mas em janeiro começou a subir e tem se mantido acima da marca histórica para o período", afirma o meteorologista.
Pelo interior de RO
Outros municípios de Rondônia que também têm chovido acima da média são Cacoal e Vilhena. Os registros mostram que em janeiro deste ano, choveu em Cacoal 341 milímetros, quando a média para o período é de 289. Em dezembro do ano passado foi registrado 375, enquanto a média é de 241. Novembro tem média de 190,7 milímetros e também apresentou alto índice de chuvas. Foram 280 milímetros.
Em Vilhena, a média para o mês de janeiro é de 358 milímetros. Mas o índice registrado foi de 669,8 milímetros. Dezembro e novembro do ano passado se mantiveram abaixo da média para o período.
De acordo com Janete Rodrigues, chefe da divisão de meteorologia e climatologia do Sipam em Porto Velho, esse monitoramento realizado pelo órgão serve para ajudar a evitar possíveis catastofres nas regiões. "Nós temos a vantagem de saber de onde vem a chuva e com isso, podemos informar a Defesa Civil que toma as medidas necessárias para atender famílias", explica Janete.

.



 



 

Fonte: g1.globo.com