O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

História

Brasil rondônia Rolim de Moura

Antônio Rolim de Moura Tavares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dom Antônio Rolim de Moura Tavares, primeiro conde de Azambuja, foi o 10.º Vice-Rei do Brasil. Tinha larga experiência em administração colonial, tendo sido governador de Mato Grosso, de 17 de janeiro de 1751 a 1 de dezembro de 1765.

Este gentil homem português nascido em 1709, vedor da casa da Rainha Dona Mariana da Áustria, conseguiu nomeação para governador de Mato Grosso no Brasil, para onde partiu em 1749, mas aonde só chegou, por ter sido tormentosa a viagem, em 1751.

Logo que tomou posse do governo, tratou de expulsar os missionários espanhóis e, fazendo alianças com os indígenas, conseguiu facilitar os meios de comunicação, estabelecendo a capital da província de Pouso Alegre, a que mudou o mudou para Vila Bela; abriu estradas para o Maranhão e Bahia, e foi o iniciador da cultura de açúcar com fins comerciais e industriais.

Em 1765 foi transferido para o governo da Bahia e, em 1767, nomeado vice-rei do Brasil, cargo este de que pediu demissão dois anos mais tarde. Atendendo à possibilidade de um ataque espanhol ao Rio de Janeiro, cuidou ativamente da reorganização militar e do melhor aparelhamento de defesa da cidade.

2010- 2011 -Arquivo Fotográfico de Rolim de Moura- AFOTORM Todos os direitos reservados.